logo

Como surgiu o APL de TI de Londrina e Região

Sobre o APL de TI

Os dados abaixo caracterizam de forma geral o APL de TI de Londrina e Região. Os seguintes dados têm por objetivo demonstrar o potencial de crescimento da área de tecnologia da região, caracterizado essencialmente por pequenas Empresas. A motivação para tal foi o estudo realizado pelo IPARDES, detalhado pelo Relatório que caracteriza o APL, desenvolvido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenada pela Profa. Dra. Márcia Gabardo, demonstrou que a existência de mecanismos de financiamento para as empresas, além de ser uma necessidade citada pela maioria das organizações, é condição essencial para o fortalecimento do APL como um todo.

Localização geográfica e abrangência do APL de TI de Londrina e Região.

O APL de TI de Londrina e Região compreende as empresas de Tecnologia da Informação do eixo Apucarana – Londrina – Cornélio Procópio conforme mapa abaixo:

mapa thumb

Empresas integrantes do APL.

A tabela 2 mostra o número de estabelecimentos no setor de informática em Londrina em relação ao estado do Paraná. Estudos realizados pela ADETEC, através do SIAP (Sistema de Informações e Apoio a Projetos) apontam que na região do APL, incluindo-se setores de hardware (comercialização e assistência técnica) o número de empresas chega a 440 estabelecimentos comerciais formalmente registrados.

tabela 01 thumb

Área de atuação das empresas.

A tabela 3 mostra os estabelecimentos com CNAE 72.

tabela 02 thumb

Como informação para enquadramentos futuros, as empresas a tabela 4 mostra os setores de atuação das empresas de software de Londrina.

tabela 03 thumb

Outras informações relevantes.

Como informações complementares, buscamos ressaltar do estudo realizado a necessidade de mecanismos de financiamento apontados pelas organizações pesquisadas, conforme segue:

O gráfico 3 mostra a classificação das empresas por faturamento:

grafico 01 thumb

O Gráfico 11 mostra as fontes de recursos para financiamento da expansão e modernização das empresas, percebemos que é realizado basicamente com recursos próprios. É sabido que sem a injeção de capital externo, o setor não cresce, ou cresce a passos lentos. Portanto mecanismos de financiamento são essenciais para o crescimento do setor.

grafico 02 thumb

A tabela 17 mostra as demandas de financiamento específicas para as empresas do APL de software, notamos que o desenvolvimento de novos produtos, que caracteriza inovação e busca de novos mercados está no topo da lista de demandas por financiamento.

tabela 04 thumb

A tabela 18 resume um conjunto de sugestões para compor as políticas governamentais, no qual a necessidade de linhas de crédito a juros baixos para foi apontada também pela maioria do número de empresas.

tabela 05 thumb

Potencial de Consumo por Município

   

 

Informações Complementares

 
Nossa Visão Nossa Missão

Mesa diretora